RSS

uma vida com propósitos [Devocional] 02

                                         VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE


                           Eu sou seu criador, Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer.
                                                             ( isaías 44.2, CEV )
                                            Deus não joga dados. (Albert Einsten)

 Você não é um acidente.
 Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acidente de natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava.
 Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele foi o primeiro a pensar em você. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência.Está vivo porque Deus quis criá-lo! a Bíblia diz: "O SENHOR cumprirá o  seu propósito para comigo".
 Ele determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu seu biotipo: a cor da pele, o cabelo e todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exatamente do jeito que queria. Também determinou os talentos naturais que você possuiria e deu-lhe uma personalidade singular. A Bíblia diz: "Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo; sabes exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido do nada e vim a existir".
 Deus fez você por um motivo, isso significa que também decidiu a hora de seu nascimento e seu tempo de vida. Ela planejou seus dias de vida antecipadamente, escolhendo o momento exato de seu nascimento e de sua morte. A Bíblia diz: "Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro".
 Deus também planejou o lugar em que você nasceria e onde viveria para o propósito dele. Sua etnia e nacionalidade não são mera casualidade: Deus não deixou nenhum detalhe ao acaso. Planejou tudo conforme o propósito dele. A Bíblia diz: "De um só fez ele todos os povos [...] tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deviam habitar". Nada em sua vida é arbitrário-tudo tem um propósito.
 Ainda mais surpreendente: Deus decidiu como você nasceria. Independente das circunstâncias de seu nascimento e de quem fossem seus pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. E não importa como sejam seus pais: bons, ruins ou indiferentes. Ele sabia que esses dois indivíduos possuíam exatamente a constituição genética específica para criar você de acordo com o que ele tinha em mente. Eles tinham o DNA que Deus precisava para formá-lo.
 Embora existam pais ilegítimos, não existem filhos ilegítimos. Muitos filhos não foram planejados pelos pais, mas não são um imprevisto para Deus. O propósito dele levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado.
 Deus nunca faz nada acidentalmente e jamais comete erros. Ele tem um motivo para tudo que concebe. Todas as plantas e animais foram planejados por Deus, e cada pessoa foi idealizada com um propósito definido. o motivo de Deus tê-lo criado foi o amor que ele tem. A Bíblia diz: "Muito antes de estabelecer as funções da Terra, Deus já nos tinha em mente, havendo nos escolhido como alvo de seu amor".
 O Senhor já pensava em você antes de criar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus tê-lo criado! Ele projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Somos a razão de seu amor e o que há de mais precioso em toda a criação. A Bíblia diz: "Deus decidiu nos dar a vida pela palavra da verdade, a fim de que fôssemos como primícias de suas criaturas...". Isso demonstra quanto Deus o ama e o aprecia!
 O Senhor não age de forma aleatória: ele planeja tudo com extrema precisão. Quanto mais os físicos, biólogos e outros cientistas aprendem sobre o Universo, mais percebemos quanto ele é singularmente adequado à nossa existência-feita sob medida com as exatas especificações que tornam possível a vida humana.
 O dr. Michael Denton, especialista em  genética molecular humana da Universidade de Otago, Nova Zelândia, conclui:
  Todas as evidências disponíveis nas ciências biológicas sustentam a teoria básica [...] de que o Universo foi especialmente criado em sua totalidade tendo vida e a humanidade como principal objetivo e propósito; um todo no qual todas as partes da realidades têm seu significado e explicação nesse fato fundamental.
 A Bíblia já declarou a mesma coisa milhares de anos atrás: "Deus formou a Terra [...]. Ele não a criou para ser vazia, mas a formou para ser habilitada".
 Por que Deus fez tudo isso? Por que o incômodo de criar o Universo para nós? Porque ele é um Deus de amor. Esse tipo de amor é difícil de compreender em sua profundidade, mas é essencialmente confiável. Você foi criado para ser um alvo especial do amor de Deus! Ele o fez para poder amá-lo. É sobre essa verdade que você precisa edificar sua vida.
 A Bíblia diz que "Deus é amor". Ela não diz que Deus tem amor. Ele é amor! Amor é a essência do caráter do Pai. Há perfeito amor na interação da Trindade, então Deus não precisava criar você. Ele não estava só, mas desejou criá-lo para expressar seu amor. Deus diz: "Eu os tenho sustentado desde que foram concebidos e carregado desde o nascimento. Mesmo na velhice, quando seus cabelos se tornarem grisalhos, estarei cuidando de vocês. Eu os fiz e cuidarei de vocês".
 Se não houvesse Deus, seríamos todos "acidentes", causados por algum evento cósmico aleatório. Você poderia parar de ler este livro, pois a vida não teria nenhum propósito, significado ou importância. Não haveria certo nem errado, e nenhuma esperança seria alimentada para além de nossos breves anos neste mundo.
 Mas há um Deus que o fez, e por uma razão. Assim, sua vida tem significado profundo! Descobrimos esse significado e o propósito divino somente quando tomamos Deus como ponto de referência de nossa vida.Uma paráfase de Romanos 12.3 diz: "A única possibilidade de compreendermos a nós mesmos é pelo que Deus é e pelo que ele faz por nós"(MSG). Vemos essa verdade expressa neste poema de Russell Kelfer:
   Você é quem é por uma razão.
    Parte de um plano inescrutável.
    Preciosa, original e perfeita criação,
   denominada homem ou mulher de Deus, notável.
    Sua aparência tem uma razão.
    Nosso Deus não se enganou.
    Ele o teceu ainda no ventre em perfeita composição,
    é o futuro exato do que determinou.
    Seus pais foram por ele escolhidos,
    e, não obstante sua impressão,
    eles cumprem os planos para os quais foram criados
    e recebem do Senhor aprovação.
    O trauma que você enfrentou não foi fácil, não.
    E Deus lamentou sua dor.
    Mas foi isso permitido para dar forma ao seu coração,
    para que semelhante ao dele se tornasse.
    você é quem é por uma razão.
    E pela vara do Senhor vem sendo formado.
    Você é quem é, amado,
    Porque há um Deus-eis a razão!"


______________________________________________________________________________________________
|                                             Segundo dia: Pensando sobre o meu propósito de vida                                    
 um tema pra reflexão: não sou um acidente
Um versículo para memorizar: "Eu sou seu Criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer
' (Isaías 44.2, CEV).
Uma pergunta para meditar: Sei que Deus me criou de forma singular. Que áreas de minha personalidade, formação e aparência física tenho tido dificuldade em aceitar?
__________________________________________________________________________________

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS