RSS

uma vida com propósitos [Devocional]

          



                Tudo começa com Deus
  pois todas as coisas,absolutamente todas,nos céus e na terra,visiveis e invisíveis [...] começaram nele e           encontraram seu propósito.
  (colossenses 1.16,Msg)


  menos que se admita a existência de Deus,a questão sobre propósito de vida não tem sentido.
           (Bertrand Russell.-ateu)

   você não é o foco.
  O propósito de sua vida é muito maior que a realização pessoal.a paz de espírito ou mesmo a felicidade. é muito maior que a família, a carreira ou mesmo os mais ousados sonhos e ambições. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta,deverá começar por Deus. Você nasceu por um propósito dele e para cumprir o propósito dele.

  A procura pelo propósito da vida tem intrigado o ser humano há milhares de anos. Isso porque normalmente erramos já no ponto de partida-nós mesmos. fazemos perguntas egocêntricas como: "o que queroser? o que devo fazer com minha vida? quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para  meu futuro?". Concentrar tudo em nós mesmos, porém, jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: " A vida de todas as criaturas está nas mãos de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida".¹
 Ao contrário do que se afirmam livros conceituados, filmes e seminários, você não descobrirá o sentido da vida olhando dentro de você mesmo, logo não pode dizer para que foi criado! Se eu lhe entregar uma invenção totalmente desconhecida, você não saberá para que serve nem a própria invenção terá a capacidades de lhe dizer. Somente o inventor ou o manual do fabricante poderiam atestar sua utilidade.
 Certa vez, perdi-me nas montanhas. Quando parei para perguntar como chegar ao acampamento, disseram-me: "Não existe acesso por aqui. Você precisa ir pelo outro lado da montanha". Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito de sua vida concentrando-se em você mesmo. Deve começar com Deus, seu criador. Você só existe porque o Senhor deseja que você exista. você foi feito por Deus e para Ele,e,até que você compreenda isso,a vida jamais fará sentido. Somente em Deus descobriremos nossa origem, nossa identidade, nosso significado, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.
  Muitos tentam usar Deus para auto-realização, mas isso é contrário à natureza e resultará em fracasso. Você foi feito por Deus, e não o contrário. E viver quer dizer deixar Deus usá-lo para os propósitos dele, e não você usar Deus para propósitos particulares. A Bíblia diz: " A obsessão consigo mesmo nesses assuntos conduz a um final trágico; atentar para Deus leva-nos a uma vida livre e abundante".²
  Já li muitos livros que sugerem maneiras de descobrir o propósito de vida. Todos poderiam ser classificados como livros de "auto-ajuda", pois abordam o assunto de uma perspectiva egocêntrica. livros de auto-ajuda, até mesmo os cristãos, normalmente propõem os mesmos passos previsíveis para encontrar o propósito para a vida: Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente seus valores. Estabeleça algumas metas. Descubra suas habilidades. Almeje grandes realizações. Vá à luta! Seja disciplinado. Acredite em você mesmo.Envolva outras pessoas. Não desista jamais.
____________________________________________________________
concentrar tudo em nós mesmos jamais desvendará o propósito de Nossa Vida.
____________________________________________________________

  É lógico que essas recomendações frequentemente levam a grandes Êxitos. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao alcançar um alvo, se houver concentração para o fim proposto. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propósito de vida são coisas absolutamente distintas! Você pode alcançar seus objetivos pessoais,tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim estar distante dos propósitos para os quais Deus o criou. Você precisa de algo mais que conselhos de autoajuda. A Bíblia diz: " A autoajuda não é em absoluto uma ajuda. O autosacrifício é a maneira, a minha maneira, de você se encontrar, seu verdadeiro eu".³
  Este não é um livro [post] de autoajuda. Não ensina a achar a carreira correta, a realizar sonhos ou planejar a vida. Não ensina a encaixar mais atividades em uma agenda lotada. Na verdade, ele ensina a fazer menos na vida -concentrando-se no que mais importa. Ele vai ajudá-lo a se tornar o que Deus pretendia fazer de você ao criá-lo.
  Então, como descobrir o propósito para o qual você foi criado ? você só tem duas opções. A primeira é a especulação - a preferida pela maioria das pessoas. Elas conjectuaram, supõem, teorizam. Quando dizem: "Sempre pensei que a vida fosse...", querem dizer: " Este é o melhor palpite que posso dar".
  Há milhares de anos, filósofos brilhantes discutem e ponderam sobre o significado da vida. A filosofia é uma matéria importante e tem sua utilidade, mas, quando tenta determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas supondo.
  O dr. Hugh Moorhead, professor de filosofia na Northeastern Illionois University, escreveu certa vez para 250 dos mais conhecidos filósofos, cientistas, escritores e intelectuais do mundo, perguntando: "Qual o sentido da vida?. Ele então publicou as respostas em um livro. Alguns deram seus melhores palpites, outros admitiram ter apenas inventado um propósito para a vida, outros ainda foram honestos o bastante para dizer que não tinham a menor ideia. Na verdade , vários intelectuais de renome pediram ai professor Moorhead que lhes respondesse, caso descobrisse o propósito da vida!
_______________________________________________________________________________
|    você foi feito por Deus e para Deus,e,até que você compreenda isso,a vida jamais fará sentido.          |
_______________________________________________________________________________

   Felizmente, há uma alternativa à especulação sobre o significado e propósito da vida. Trata-se da revelação. podemos recorrer ao que Deus revelou sobre a vida em sua palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor. Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma maneira: pergunte a Deus.
   O Senhor não dos deixou às cegas para ficarmos nos questionando e conjecturando. Ele claramente revela, nas páginas da Bíblia, os cinco propósitos que têm para nossa vida. É o nosso "Manual do proprietário", que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro?. Ela explica o que nenhum livro de autoajuda ou de filosofia pode saber. A Bíblia diz: "A sabedoria de Deus [...] trata profundamente de seus propósitos [...] não sendo sua mensagem recente, e sim a mais antiga - o que Deus determinou como o meio de fazer aflorar o melhor de si em nós".
   Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir seu propósito de vida, você deve decorrer à palavra de Deus, e não à sabedoria do mundo. Edifique a vida sobre verdades eternas, não sobre psicologia popular,histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso. A Bíblia diz: "É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos alçado nossas esperanças, seus olhos já estavam sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto soberano que ele está operando em tudo e em todos". Esse versículo apresenta três critérios para nosso propósito:

1. você descobre sua identidade e propósito no relacionamento com JESUS CRISTO. se você ainda não vive esse relacionamento, explicarei mais adiante como iniciá-lo.

2. Deus já pensava em você muito antes de você pensar a respeito dele. O propósito determinado por ele para sua vida é anterior à sua concepção. Ele planejou isso antes que você existisse e sem sua contribuição! Você pode escolher carreira,cônjuge,passatempos e muitas coisas na vida, mas não pode escolher seu propósito.

3. O seu propósito de vida encaixa-se em outro propósito muito maior e cósmico, que Deus planejou para a eternidade. É disso que trata este livro.

 Adrei Bitov, romancista russo, cresceu sob um regime ateísta e comunista. Mas Deus atraiu sua atenção num dia triste. Ele recorda:
  Aos 27 anos de idade, enquanto viajava no metrô de Leningrado (agora São Petersburgo), fui dominado por um desespero tão intesnso que a vida pareceu parar de vez, apropriando-se completamente do futuro e não deixando nenhum significado. De repente, uma frase apareceu por si só: "Sem Deus, a vida não faz sentido". Repetindo-a,assombrado,repassei a frase como numa escada rolante, saí do metrô e caminhei em direção a luz de Deus.

Você deve ter se sentido perdido a respeito do seu propósito na vida. Parabéns! Você está prestes a caminhar para a Luz.

                               primeiro dia
                pensando sobre meu propósito de vida
um tema para a reflexão: Não sou eu o foco
um versículo para memorizar: "[...] todas as coisas [...] começaram nele, e nele encontram seu propósito" (Colossenses 1.16, Msg)
uma pergunta para meditar: Apesar de todos os argumentos ao meu redor, como posso me lembrar de que a vida é na verdade viver para Deus, e não para mim mesmo?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: